Bem Vindo ao site

Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí

Laboratório Microrregional do Alto Sapucaí

           O Laboratório Microrregional do Alto Sapucaí é uma unidade de atendimento à saúde do tipo Laboratório de Saúde Pública, sendo parte integrante do CISMAS desde 2010, mediante convênio nº 0280/2009, e está apto a prestar os seguintes serviços de análises de água aos consorciados:

  • FÍSICO QUÍMICA: Cor, Flúor, Turbidez, pH e temperatura;

  • MICROBIOLÓGICA: presença e ausência de bactérias heterotróficas, como Coliformes Totais e Escherichia coli.

           Atualmente realiza cerca de 245 análises/mês, atendendo uma demanda de 15 municípios da microrregião de Itajubá. As análise são realizadas tanto com água tratada como in natura (mina e poço artesiano) de acordo com a pactuação de cada município e seu plano de amostragem.

         As amostras de água são coletadas em locais de grande circulação de pessoas, como escolas, unidades de saúde, prédio públicos e entre outros.

         As coletas são feitas por funcionários designados pelas secretarias de saúde dos municípios e encaminhadas ao Laboratório Microrregional no CISMAS, que emite os resultados dos exames num prazo de 24 horas, conforme especificado na Portaria de Consolidação nº 05/2017 – Portaria que rege o laboratório.

         É importante ressaltar a seriedade das análises de padrões de potabilidade de água realizadas pelo Laboratório Microrregional, pois permite aos municípios tomar providências preventivas em casos de detecção de alguma anormalidade restringindo, assim, a probabilidade de contaminação de seus cidadãos como surtos de diarréia, mal estar e entre outros, evitando impactos negativos na saúde pública.

                                                         LMAS.jpg

(35) 3622-1007 | Avenida Engenheiro Pedro Fonseca Paiva, 376, Bairro Avenida | Itajubá - MG | 37504-018 | Brasil